22 junho 2007

Sovinice exacerbada

A novela 7 Pecados me faz lembrar de uma criatura que conheço que é o exemplo claro da avareza e que cultivá-la como ele faz, só traz infelicidades.
A criatura está em uma idade avançada e até agora mora com a mamãe. Ele ainda tem a "pachorra" - como dizia a minha vó - de garantir que morar com a mãe nessa altura da vida é muiiiiiiiiiiiito legal, traduzindo: é mais barato.
Quando conta da sua vida profissional ele ressalta que já viveu tempos de glória: bom emprego, muito dinheiro, mulheres. Aliás, mulheres para ele nunca foi problema (palavras dele). Conta aos quatros cantos que tem várias, que tem uns casinhos, essas coisas, o engraçado é que ele nunca se amarrou em ninguém, não teve nem filhos e vive sozinho. Talvez seja pelo fato que não ter namorada é mais econômico.
Às vezes, a galera convida ele para sair, tomar uma cerveja, ir ao samba, essas coisas. Aí começa o festival de risos: o cara se transforma com suas roupas e adereços, figurassa. O pior é que há convites que rejeita pelo fato da entrada ser cobrada ou a bebida ser um pouco mais cara que o supermercado.
Ele deixa de pagar uma refeição na hora do almoço para comer pão que sobrou do café da manhã, come lanche no trailer da esquina porque o prato feito é mais caro e quando resolve comer no self-service, pega muitos pães e pouca comida porque pão não é cobrado....
Eu fico pensando onde ele investe seu dinheiro, tomara que não seja no colchão, porque além de pecado é brega e antigo. Como será que ainda existem pessoas assim na face da terra? Sonhando tão pouco e tão pequeno...

Nenhum comentário: