23 junho 2008

Art. 70. É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.
(Estatuto da Criança e do Adolescente - LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.)


Não tem como passar despercebida essa onda de violência com as crianças que invadiu a mídia nos últimos tempos. Primeiro (e mais chocante) foi o caso da Isabella Nardoni, uma covardia singular com uma criança tão pequena e provocada pelo pai e pela madrasta.

Assistindo ontem a TV, mais um caso de agressão no interior de São Paulo, desta vez os responsáveis são a mãe e padrasto. A criança também tinha 05 anos e sofreu pancadas, escoriações e sabe lá mais o quê. A reportagem também mostrou casos de violência (maquiados de acidentes) em escolas e creches infantis, casos de amputação de membros, mordidas excessivas e morte.

O que vemos é uma confusão do respeito com medo, da educação acompanhada de surras, da violência presente e constante. Todos precisam de limites, mas as crianças também merecem respeito. Minha educação e de minhas irmãs eram regadas a broncas, mas as palmadas raramente aconteciam, e nem por essa razão éramos desobedientes ou infelizes. Meus pais bastavam olhar para sabermos que era uma desaprovação.

Que espécie de lógica é essa que leva alguém a acreditar que bater educa? Que dizer para uma criança que agüente a dor da surra porque ela será para o seu bem, para a construção de seu caráter?

Se querem realmente saber, eu chorei ao ver o menino que levou 52 mordidas enquanto dormia na creche; ao ver o falecimento do menino de 04 anos que caiu no balanço da escolinha particular e ficou com o corpinho no chão até a chegada dos bombeiros; ao ver o bebê de 1 ano e 4 meses que teve dois dedinhos da mão amputados na porta de um armário e foi socorrido indevidamente. Eu chorei porque dá um nó na garganta e uma dor cortante no coração quando a gente reconhece o quanto essas vítimas são indefesas e nós adultos, deveríamos estar ali para amparar e protegê-las.

Acessem e/ou denunciem – Várias organizações em defesa da criança:
http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/
http://www.naobataeduque.org.br/
www.andi.org.br/denuncie
www.cedeca.org.br
www.censura.com.br
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=13173603
http://www.criancasegura.org.br/index.asp

Um comentário:

Mel disse...

Selvagens, é isso que são, é nisso que a sociedade está se transformando...