18 agosto 2008

Revoltante

Quando o assunto é Educação no Brasil, é notável que falamos de uma educação de baixa qualidade. Tem uma parcela de culpa instituições que oferecem cursos de má qualidade, lotam salas de aula visando apenas valores. Quem mora em Sampa sabe que um dos exemplos é a UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO – UNIBAN.

Sempre tive esse pré-conceito com essa universidade, mas como nunca tive um contato maior e alguns amigos estudaram lá e recomendaram, resolvi me inscrever no Programa Especial de Formação de Professores – PEFP. Como o curso é ministrado aos sábados e tem uma mensalidade justa, optei por ele ao curso de pedagogia que me “tomaria” mais 3 anos de estudos.

Fiz a inscrição, paguei a matrícula e a primeira mensalidade, entreguei meus documentos (mesmo depois de certo estresse com as funcionárias da secretaria devido o sistema da intranet não funcionar e eu perder os descontos por pagamento antecipado). As aulas começariam em 09/agosto, mas foram prorrogadas para 16/agosto.

Acordei cedo, me preparei e fui para a então primeira aula. Já na entrada o segurança informa que o curso não “teria”, perante a minha cara de incredulidade pediu para que eu fosse até a secretaria. Realmente, o curso foi cancelado devido não atingir o número suficiente de alunos.

Eu simplesmente surtei. Como pode acontecer uma coisa dessas? Eu entendo que há custos com professores, estrutura etc para que seja aberta uma turma, mas não entra na minha cabeça como não perceberam que o número de inscritos não era suficiente. E aqueles que se inscreveram, que pagaram matrícula e mensalidade e foram até lá para a primeira aula? Onde fica o respeito com o aluno?

Tive ainda que ouvir da atendente que eles só ficaram sabendo disso no dia anterior. Mostrei meu celular à ela apresentando-o, caso ela não conhecesse um telefone para me avisar. Deu um belo escândalo, pois perdi um outro curso para estar ali, acordei cedo, paguei as mensalidades com o dinheiro do limite do banco, me preparei, me programei e não admito isso de maneira nenhuma!!! Para completar a topeira da atendente avisa que o reembolso será realizado em trinta dias. Eu disse: trinta dias.

Eu tive vontade de esganá-la, de tocar fogo naquela faculdadezinha de quinta categoria. Eu odeio ser passada para trás, ser feita de trouxa e ignorante. Eu odeio aquela faculdade e sempre que tiver a oportunidade falarei muito mal. A gente merece respeito.

Nenhum comentário: