18 setembro 2008

Paraolimpíadas

Coisa bonita de se ver, não é minha gente?!
Para você que não tem nenhuma deficiência, talvez a competição não tenha tanta importância, assim como para a mídia em geral. Já para quem é um deficiente o esporte tem contribuído pra aumentar a auto-estima, prevenir contra enfermidades decorrentes à deficiência, além de melhorar a qualidade de vida.

Para os interessados, a TV Cultura deu um show na cobertura dos jogos paraolímpicos, na transmissão das competições e nas reportagens que mostraram um pouco da vida dos atletas, desde os treinos preparatórios até as conquista em Pequim. Agora por que a mídia em geral não destacou o evento? Quem foram os patrocinadores? Ora vejam: esse é um evento para uma minoria e não é recheado de beldades.

As belíssimas conquistas ajudaram a elevar o Brasil no quadro de medalhas, terminando a competição em nono lugar. Um feito espetacular.

Quem possui deficiência tem por direito ser tratado como igual e como capaz de viver dignamente. As histórias de luta e superação podem ser confundidas ao término dos Jogos de Pequim. Mas na biografia dos atletas paraolímpicos os momentos de vitórias ainda se misturam às quebras de paradigmas sociais e preconceito e a inclusão social.

Um comentário:

Lorena disse...

Nono lugar?? Puxa, eu nem estava sabendo! Vc tem toda razão, a mídia não se importa em divulgar um evento que, além de ser para minoria, não traz $$ o suficiente com patrocínios... Os atletas para-olímpicos são duas vezes campeõs: superam suas limitações físicas e superam as limitações financeiras. E no final, dão um show! =)

Obrigada pela visita no meu blog, fiquei muito feliz com o seu comentário. Quando escrever sobre Poliana me avisa que eu venho aqui ler, tá bom?
beijos!