24 maio 2010

Minhocão

Para quem não conhece, o Minhocão é uma via expressa elevada da cidade de São Paulo que liga a região da Praça Roosevelt, no centro da cidade ao Largo Padre Péricles, na região da Barra Funda. Foi construído com o intuito de desafogar o trânsito local e por cortar regiões centrais da cidade, não poderiam ser alargadas para ampliar sua capacidade. Assim, a solução seria a construção de uma via paralela sobre os logradouros para que a capacidade de tráfego fosse duplicada.

Pela proximidade dos edifícios, a famosa via elevada tem horário de funcionamento de segunda a sábado, das 6h30 às 21:30h e aos domingos e feriados fica interditado ao tráfego, aberto aos pedestres e ciclistas. Nesse mês, o prefeito da cidade divulgou um projeto visando sua demolição, mas isso só deve ocorrer em 2025. Demolir uma obra feia e de impacto ambiental negativo é bom para a cidade, mas fica a pergunta sobre o que se fará com o trânsito. Apenas promessas.

Cenário de filmes como Ensaio Sobre a Cegueira e inúmeros comerciais, o Elevado Presidente Costa e Silva, vulgo Minhocão, agora é palco para as cenas dos personagens Reinaldo Gianecchini e Mariana Ximenes da novela Passione.

Então, por que todo esse texto?

Porque sou vizinha do Minhocão oras, e da minha janela consigo ver provas de competição de rua (como maratonas e São Silvestre), além das gravações externas com os ilustres atores. Se isso é um privilégio? Há quem diga que morar ali é péssimo, há poluição, barulho intenso de trânsito e nas ruas você tropeça em mendigos e pedintes. Já eu prefiro destacar a excelente localização com duas estações de metrô bem próximas, ônibus para qualquer destino da cidade e comércio bem variado. Quanto aos problemas citados, concordo. Mas morar no Centro tem seu charme.

2 comentários:

:: Nanda :: disse...

todo lugar tem seu lado positivo e seu lado negativo. Eu prefiro enxergar tudo pelo lado bom, também!

Katia Bonfadini disse...

Concordo, Rosi! Moro em Botafogo, no Rio, e para muitos, o bairro é considerado "de passagem", mas pra mim tem tudo: moro a passos do metrô, desço do prédio e encontro vários supermercados, bares, restaurantes, papelarias, farmácias etc.! Acho super conveniente e adoro morar aqui! Além disso, ainda estou pertinho do pão de açúcar, um dos cartões postais da cidade! Beijos e uma ótima semana!