26 agosto 2010

Tema importante: amamentação

Por que é bom amamentar depois de um ano de idade?
- Apesar de a criança já estar obtendo a maioria dos nutrientes de que precisa da comida, o leite materno ainda proporciona uma boa quantidade de calorias, vitaminas, enzimas e substâncias que elevam a imunidade. Estudos mostram que crianças de mais de 1 ano que mamam no peito ficam doentes com menos frequência que as que não são amamentadas.

- A amamentação oferece aconchego e segurança à criança. Em vez de ela ficar mais dependente de você, essa proximidade entre vocês dois a ajuda a conquistar uma maior independência, à medida que se sente mais segura de si, em termos emocionais. Desmamar a criança antes da hora pode torná-la mais apegada, justamente o contrário do que seria de imaginar.

- Quando a criança fica doente, o leite materno é muito mais digerível que qualquer outro alimento, e é uma ótima forma de evitar a desidratação em casos de vômitos e diarréia. E você ainda sente que está fazendo alguma coisa concreta para ajudá-la a melhorar. Uma das piores coisas de ver o filho doente é a sensação de impotência.

- Na hora de viajar ou de sair de casa, é bem mais fácil não ter de carregar o leite nem ter de se preocupar em comprá-lo quando chegar. E o aconchego de mamar no peito é excelente para ajudar seu filho a adaptar melhor a um ambiente estranho.

- Talvez você consiga passar mais tempo sem menstruar, livre de cólicas e da famigerada TPM. Mas não se esqueça de que não dá para confiar na amamentação como meio de evitar uma nova gravidez, principalmente quando a criança já tem mais de 6 meses, e já come outros alimentos. É melhor usar algum outro meio de contracepção, como o preservativo ou uma pílula adequada para o período da amamentação, se você não quer outro bebê agora.

- Desmamar seu filho no momento em que ele dá sinais de que está pronto é um processo mais natural, menos arbitrário. Dar de mamar no peito mesmo depois do primeiro aniversário era um hábito comum no mundo antes da invenção dos leites especiais e fórmulas infantis, e em algumas culturas continua. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda oficialmente que o aleitamento seja mantido até 2 anos de idade ou mais.

Por que pode ser difícil amamentar seu filho de mais de um ano?
- Pessoas que consideram "estranho" dar de mamar a uma criança maiorzinha podem ser indiscretas e até fazer comentários grossos para você. Se você quiser evitar que isso aconteça, talvez tenha que acabar evitando amamentar em público. Não dá para evitar os olhares tortos quando seu filho levanta a sua blusa no meio do supermercado porque está com fome.

- Há pessoas que dizem que fica mais difícil desmamar a criança quando ela é mais velha. Crianças de 2 anos são bastante voluntariosas, portanto é difícil não levar em conta potenciais escândalos ou berreiros porque a mãe não quer dar o peito.

- É claro que você vai conseguir desmamar seu filho quando quiser, mas, se for fazer isso, talvez tenha que apelar a truques como distraí-lo com outros lanchinhos ou com alguma atividade interessante na hora em que ele quiser mamar. O processo pode não ser tão simples, em especial quando a criança passa por alguma fase de estresse, como uma doença, o nascimento dos molares ou uma mudança na escola.

- Existe a possibilidade de a criança recorrer ao seio quando na verdade só está entediada, ou então quer chamar sua atenção. Você pode descobrir outras formas de interagir com seu filho. Nessa idade, as crianças estão loucas para explorar o mundo e precisam de muito estímulo para se desenvolver.

- Dar de mamar grávida é possível, mas para algumas mulheres pode ser física ou emocionalmente difícil.

Como amamentar por mais tempo sem estresse?
- Se os comentários maldosos ou olhares tortos a incomodarem, você pode tentar dar de mamar em casa, antes de ir ao parquinho ou ao supermercado. Para algumas mães, o que funciona melhor é determinar horários para as mamadas no peito: de manhã cedinho, antes da soneca de depois do almoço ou na hora de dormir. No resto do tempo, a criança pode beber líquidos em um copo.

- Se você não está nem aí para os outros, aproveite e devolva na lata as perguntas indiscretas que lhe fizerem. "Ela ainda mama no peito?" "Mama." E ponto final. Ou, se alguém perguntar: "Você não vai parar de dar o peito para ele?", responda, por exemplo: "Vou sim, daqui a dez minutos, quando ele estiver satisfeito".

- Você pode criar uma palavra-código, um apelido bonitinho para mamar no peito. Assim vocês não vão chamar tanto a atenção se ele gritar pedindo o "peitinho" ou a "teta" no meio do restaurante.

- Se você está grávida e quer continuar amamentando, prepare-se para enfrentar a redução na sua produção de leite, causada pelas mudanças hormonais do organismo. Mas há mulheres que conseguem dar de mamar tanto ao recém-nascido quanto ao irmão mais velho. Você vai precisar de mais tempo e paciência. E capriche na sua alimentação e no consumo de líquidos.

Extraído do blog: http://umsorrisocomoseu.blogspot.com/

5 comentários:

Fabiana disse...

Amamentar é maravilhoso, uma fase que nenhuma mãe deveria perder. Minha primeira filha foi amamentada durante 08 meses, a mais nova durante 1 ano e 02 meses, e também amamentei uma sobrinha, durante 01 mês, e digo, é muito bom esse tempinho que vc passa com sua filha, é mágico!
Que bom Rosi que vc tem isso em mente, não deixe passar! Bjão!

Juliana Yajima disse...

Olá Rosi, tudo bem? Conheci seu blog através do da Pri- Feito à Mão. Faz um tempo que te acompanho, acho que desde o comecinho da gravidez, da TN e tal... Só hoje tiver coragem de vir comentar...rs

Sou nova na blogosfera e ameiii o seu cantinho!

Passarei por aqui mais vezes...

Bjinhos

Anônimo disse...

Ah n sei n. Eu amamentei minha filha até 1 ano de idade, ela já estava com a alimentação bem definida e só tomava o meu leite. Isso é muito particular, mas eu n gosto nem de ver crianças maiores mamando, tenho nojo. Já iajei de o
ônibus com uma mãe do meu lado, com o filho de uns 3 anos, q mamou a viagem inteira, do meu lado, e eu fiquei foi é constrangida. Imagina se fosse um homem, mal intencionado do lado dela. Acho q o desmame entre 10 meses e 1 ano é o melhor p criança emocionalmente falando. E amamentar crianças maiores, parece q perde a ternura, sei lá.
Mas claro, a opinião é minha tá.
Bjos e curta demais esta gravidez.
Lu

Flávia disse...

Rosi, eu amamentei minha mais velha até os 11 meses, a mais nova até os 6 (porque ela desistiu).

A mais velha demorou mais para pegar gripinhas, alergias e outras frescurinhas de bebê. Amamentar é fundamental para a saúde da criança, sem sombra de dúvida.

No começo é complicado. Dói, se não tomar cuidado chega até a machucar a gente, mas depois fica no "automático" e é só alegria.

Meu médico me ensinou a secar o seio com uma lâmpada depois de cada mamada. Isso impede que ele fique úmido e crie aquelas rachaduras horrorosas. Banho de sol tem o mesmo efeito.

Bjsss

Elaine disse...

Rosi,

Tenho opinião diferente da citada no texto. Acredito que a partir do momento que a criança recebe seus nutrientes através da alimentação, a função da amamentação tonra-se na verdade mais psicológica do que fisiológica para a criança. Digo isso não pela leitura de algumas pesquisa ou coisa do tipo, mas pela experiência que tive com meus filhos.
O Gabriel mamou até o sexto mês. Parei de amamentá-lo não por opção minha mas porque naquela época sofri o stress muito grande devido à doença e morte de meu pai e isso influiu na produção do leite. O pediatra insistia para que eu ficasse somente na amamentação com ele. Só que o menino sentia fome porque eu não fornecia mais a quantidade de alimento que ele precisava. Fui obrigada a introduzir o Nan juntamente com as papinhas quando ele começou a declinar no ganho de peso; logo ele nem quis mais saber do peito. Mas sem stress, ele ficou bem e eu também.
A Elisa mamou por 5 meses e depois largou. Não fui eu que desmamei, ela mesma largou e não queria mais o peito a partir do momento que começamos a introduzir papinha e sucos. Ela também ficou super bem.
Os dois quase nunca ficam doentes, o que acredito realmetne ser em função da amamentação, mas realmente não acredito que se os amamentasse por mais de um ano aumentaria ainda mais a imunidade deles.
Como a amiga Lu mencionou, eu também acho super estranho ver crianças de 3 anos pedindo para mamar. Tenho um sobrinho que mamou até os três anos, na verdade ele chupetava somente, era um vício.
Além de que, quando começam a nascer os dentinhos dá uma aflição! O Gabriel me mordeu de leve uma vez, e eu vi estrelinhas...afff

Bjs, Elaine