27 fevereiro 2013

Comendo sozinho

"Ajudar uma criança a ser independente é contribuir para o seu crescimento pessoal. Isso requer muito trabalho, carinho e dedicação".

Dudu está naquela fase de comer sozinho. A famosa fase do mais se suja do que come. A fase do tem mais comida do chão do que no prato. A fase de todas as camisetas manchadas. E não adianta enganá-lo com aviõezinhos, histórias e desvios de assunto. Ele quer comer sozinho, mesmo  não conseguindo sempre. Faz aquele escândalo que deixa qual adulto morto de vergonha quando não o deixamos guiar a colher.

Tenho notado que todas as camisetas do uniforme estão manchadas. Apelo para o tira-manchas, para o deixar de molho, uma loucura. Nunca foi adepta ao famoso slogan: "Se sujar faz bem", confesso. Tenho fissura por vê-lo sujo.

E mesmo lendo que crianças pequenas, mesmo sem capacidade de fazer os movimentos necessários para recolher a comida com a colher e leva-la à boca (o que exige controle fino dos movimentos), querem comer sozinhas, isso realmente é difícil para mim.

Comer sozinho é uma conquista importante para ele, eu sei. E me parece um prazer, pois ele sorri e quer demonstrar a todo momento que está fazendo a tarefa sozinho. Sei que se ele for reprimido, pode haver um retrocesso e não posso permitir isso. Tenho que realmente permitir que ele coma com as mãos, e ir gradativamente, desencorajando e educando-o e fazendo com que ela entenda que certas coisas podem e até devem ser comidas com o uso das mãos, mas que os talheres foram criados para não sujarmos as mãos. Um exercício para nós dois. 


Dudu experimentou açaí e amou. E desde então sempre ganha algumas colheradas do papai, que segue a mesma linha, ama a fruta. Já a mamãe aqui não gosta, acha que sabor de uva podre, enfim...

Nenhum comentário: