27 maio 2013

Eu digo não


Há alguns meses presenciei uma cena de uma mãe que não gostou de um "não" pronunciado a seu filho para que ele parasse de puxar o cabelo de uma menina. A mãe ficou irada e se sentiu no direito de reclamar com a pessoa. O negócio foi tão sério que esse episódio abalou o relacionamento de ambas as mães.

Para mim, a mãe do menininho foi totalmente exagerada em sua posição e comportamento. Dudu conhece a palavra "não" desde sempre. Nunca tive medo de pronunciá-la sempre que julgasse necessário. 

Nunca fui de apanhar de meus pais porque sempre fui obediente. Lá em casa era na base só do olhar de reprovação e o recado estava dado. Mas, minhas irmãs que eram bem rebeldes não entendi e levavam surra sempre que ultrapassavam os limites.

Sou da época da Super Nany: tudo na base da conversa e cantinho pra pensar. Mas antes de tudo isso vem a palavra "não". Não tenho receio em colocá-lo pra pensar sempre que ele sai dos limites ou responde de maneira inadequada, e nem por isso o amamos menos. 

Colocar limites é importante para todos: pais e filhos. É uma forma de dizer que estamos juntos e todos nos amamos, mas é necessário cumprir regras para que as coisas funcionem melhor. Tudo o que fica solto demais tende a se perder, a ficar sem referência. A frase 'educação vem de casa' é muito verdadeira. Os limites ajudam a reforçar as noções que aprendemos em casa, frente às verdades alheias que encontramos mundo Dar limites é uma forma de amor, é a forma de garantir que meu filho se tornará um adulto melhor.

Um comentário:

Cláudia Leite disse...

É Rosi, educar dó sim, nem sempre é fácil dizer não àquela criatura linda e fofa. Mas é preciso.
Alguns pais aind anão sabem que isso é um presente que damos à eles.
O mundo vai dizer não tb, e quanto mais nãos eles receberem em casa, mais estarão preparados para isso.

bjão!!!